Ser professor já é uma tarefa desafiadora, ser professor de Artes é mais desafiadora ainda, partindo de uma realidade onde, dentro da escola o professor de Artes é visto pelos colegas como alguém que desenha bem, é ótimo "decorador" ( seus trabalhos devem enfeitar a escola)., alguém que sabe tudo de artesanato que vai fazer com seus alunos lindos trabalhos manuais, ou se ele trabalha em séries iniciais, vai deixar de lado o conteúdo - tão importante- para perder tempo com temas tão distantes...(bobagens, como eu mesmo já ouvi).
Parece brincadeira, mas é um desabafo, esta realidade se encontra ainda hoje nas escolas e para rebatê-la, em primeiro lugar o professor deve acreditar na arte, como experiência humana, como área de conhecimento que tem seus conteúdos próprios e não reduzi-la a ilustração ou pretexto para o ensino dos conteúdos privilegiados na escola. É essa a briga que comprei, e esta é a principal veia que me move a buscar mais, crescer, para chegar altura da importância desta disciplina para desmontar a cultura de que a disciplina de Arte qualquer professor pode dar é só ter carga horária sobrando; e levar a escola a reorganizar-se, levando em conta o que diz Kramer(1998): "Para ser educatica a arte precisa ser arte e não arte educativa."
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
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